CAXIAS POR MANCUSO- UM LUGAR NA HISTÓRIA

 Exposição "Mancuso - Um Lugar na História", no Museu Municipal
04/09/2009
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura - Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, antecedendo a comemoração do centenário de Caxias do Sul como cidade em 2010, organizou a exposição "Mancuso - Um Lugar na História". Nela, é possível conhecer a evolução urbana, de 1904 a 1930, com a visão e a qualidade de um fotógrafo que, além dos retratos em estúdio, utilizava o pesado equiipamento para "registrar Caxias para a posteridade".Como de fato aconteceu: o legado de Mancuso é único, sem ele não teríamos a memória visual preservada. 

Em 1º de junho de 1910, quando Caxias deixava de ser Vila para ser elevada à categoria de cidade, lá estava Mancuso, fotogrando a inauguração da Estação Férrea e a chegada oficial do primeiro trem. Preocupou-se, também em documentar a construção, produzindo imagens do difícil trabalho de confeccionar os trilhos em meio à rochas, e da clássica fotografia do transporte de dormentes.

Uma particular homenagem aos familiares de Domingos Mancuso foi realizada no Museu Municipal, onde o Secretário Antonio Feldmann e a Diretora do DMPC destacaram o legado do fotógrafo, que transcende o tempo. Estiveram presentes Inah Mancuso, Maria Helena Dal Corso,Walter Dal Corso Nelson e Susana Mancuso, Carla Mancuso, Maurício e Márcio  Dal Corso, Décio e Neiva Fonini e Renan Carlos Mancuso