BRUNO SEGALLA- JESUS CRISTO DO TERCEIRO MILÊNIO

BRUNO SEGALLA E O
 JESUS CRISTO DO TERCEIRO MILÊNIO
BRUNO SEGALLA
um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul, nasceu em Caxias do Sul no ano de 1922. Foi sindicalista, metalúrgico e um grande idealista. Socialista amigo e confidente de Leonel Brisola ao qual, durante vários anos manteve uma faixa com seu nome, em frente ao seu atelier. Foi vereador em Caxias do Sul. Começou a trabalhar aos 14 anos na Metalúrgica Abramo Eberle na área de gravações do setor artístico onde desenvolveu seu trabalho especializando-se em desenho e modelagem de medalhas, se tornando um dos melhores medalhistas do Brasil fazendo trabalhos até para a Casa da Moeda. Esculpiu esfinges de personalidades como: Getúlio Vargas, Ayrton Senna, Evita Perón...
Escreveu frases com até 135 letras em cabeça de alfinetes que podem ser lidas com microscópio. Em 1975, quando se aposentou, Bruno Segalla passou a trabalhar em seu próprio atelier, na esquina da Rua Pinheiro Machado com Andrade Neves onde idealizou e realizou grandes obras de artes. Em Caxias, além de Jesus Cristo do Terceiro Milênio, Segalla deixou outras grandes obras, como: A o Instinto Primeiro, com 3 metros de altura, na Praça Dante Alighieri. Padre Eugênio Giordani com 2 metros de altura, no largo de São Pelegrino. A estátua de Ana Rech, o Monumento aos Direitos Humanos e tantas outras obras de arte deste grande artista e humanista, Bruno Segalla. Casado com Almira Segalla teve cinco filhos, sete netos e um bisneto. Segalla faleceu no ano 2001 em Caxias do Sul, cidade onde nasceu, viveu e deixou entre tantas, a mais visível marca de sua história em nossa cidade.

O JESUS CRISTO DO TERCEIRO

MILÊNIO
Obra do escultor caxiense BRUNO SEGALLA o busto do Jesus Cristo do Terceiro Milênio, em argamassa com 21 metros de altura, feito em 1991, com início da construção em 2001, inaugurado em 6 de Fevereiro de 2004. Foi projetado e executado por Marcos e Vinicius Caberlon. Fixado sobre uma base onde, em seu interior, está o Museu de Artes Sacras com 450 metros de área. A obra está fixada no mirante, lado sul do Parque Mário Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva ) visível em quase toda a zona sul da cidade de Caxias do Sul.


NO MIRANTE DA BASE DO JESUS CRISTO DO
TERCEIRO MILÊNIO, UMA BELA VISTA PANORÂMICA
DE TODA A REGIÃO CENTRAL, PARTE SUL
DA CIDADE. 




INSTINTO PRIMEIRO
PRAÇA DANTE ALIGHIERI
OBRA DE BRUNO SEGALLA.