FESTA DA UVA DE 1950- FOTÓGRAFO RENO MANCUSO- FOTO ESTÚDIO MANCUSO


Festa da Uva de 1950

SEQUÊNCIA DE 37 FOTOGRAFIAS COM AUTORIA DE RENO MANCUSO

ACERVO DE RENAN CARLOS MANCUSO.
6ª Festa Nacional da Uva
Durante a revolução de 30 e a segunda guerra mundial, a Festa da Uva foi interrompida sendo retomada somente em 1950 em sua sexta edição e começou a ser preparada um ano antes. Dez municípios da região participaram da festa. Foi inaugurada pelo presidente da república, Eurico Gaspar Dutra que cortou a fita inaugural no dia 25 Fevereiro dando início a festa e uma tradição, a de que todas as edições da Festa da Uva fossem inauguradas pelo presidente em exercício. O presidente fez uma visita a exposição e depois assistiu o desfile de carros alegóricos. A Festa da Uva de 1950 foi realizada nos pavilhões da antiga Cooperativa Madeireira Caxiense (onde atualmente estão instalados os supermercados Big e Carrefour) Em seu interior foi construído o palácio das festas que foi parcialmente destruído por um incêndio na noite de 17 de Março de 1950, poucosdias antes do encerramento oficial da festa.
Foto:Rainha da Festa da Uva, Rainhas das cidades que participaram e as princesas da Festa da Uva, em foto tirada na Br.116 no local onde o Presidente Dutra inaugurou a pedra fundamental do futuro Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado 4 anos depois, na Festa da Uva de 1954, pelo Presidente Getúlio Vargas.



Presidente Eurico  Gaspar Dutra e comitiva no local onde foi lançada a pedra fundamental do Monumento Nacional ao Imigrante, na Br. 116. Quatro anos depois em 1954 o Monumento foi inaugurado pelo Presidente Getúlio Vargas.

O momento em que cortava a fita inaugural da Festa da Uva 25 de Fevereiro de 1950



Rainha e Princesas em frente ao local onde foi  inaugurado, quatro anos depois, o Monumento Nacional Ao Imigrante


Em frente ao palanque, da esquerda para a direita os prefeitos: Miguel  Luiz Pretto, de Encantado- Waldemar Grazziotin, de Antonio Prado- Miltom Rosa, de Bento Gonçalves- Luciano Corsetti, de Caxias- Heitor Mazzini, de Garibaldi-Pedro Rossi, de Flores da Cunha- Silvio Sanson, de Garibaldi.



FESTA DA UVA DE 1950-
Desfile do carro alegórico da Rainha da Festa Olivia Terezinha Simões Morganti.
Carro alegórico homenageando os 75 anos da colonização. Carretão de Bois, o transporte da produção da uva, utilizado pelos colonos
Carro Alegórico Arrabalde Santa Catarina -Atualmente Bairro Santa Catarina
Carro alegórico da Terceira Légua de Caxias do Sul

Carro alegórico representando a cidade de Farroupilha











































Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todas as fotografias publicadas no Blog, com autoria de Domingos Mancuso, Reno Mancuso e demais Membros da Família Mancuso, pertencem ao acervo digitalizado de Renan Carlos Mancuso e são divulgadas por direitos morais (titulares por herança)( Lei 9610 art 24)- Foto Mancuso Domingos e Reno Mancuso. a partir de originais de coleções particulares de familiares de Domingos e Reno Mancuso Trata-se de um acervo particular, no entanto para compartilhamento público. Copias são permitidas para divulgação ou uso educacional, devendo manter a foto em seu estado original, constando o nome do autor e do cedente (titularidade), nesse caso, Acervo Renan C. Mancuso. Conforme determina a lei 9610.

Caxias por Mancuso - Administrador Renan Carlos Mancuso

Renanpmancuso@gmail.com