FOTOGRAFIAS TESTEMUNHAS DA HISTÓRIA.RETRATOS DA ESCRAVIDÃO



A escravidão começou no Brasil, logo no início da colonização. Os índios eram feitos escravos para o trabalho pesado. No século XVIII foi abolida pelo Marquês do Pombal então passaram a comprar escravos vindos da áfrica. Os escravos eram usados no trabalho de agricultura, mineração e afazeres domésticos. Durou até o dia 13 de Maio de 1888 com a assinatura da Lei áurea. O Brasil foi o último pais ocidental a abolir a escravidão.
 O Fotógrafo  Açoriano José Christiano de Freitas Henriques Júnior, imigrou para o Brasil e 1855 e começou a atuar como fotógrafo em Maceió. Em 1860, mudou-se ara o Rio de Janeiro e a partir de então, passou a dedicar grande parte de seu trabalho aos retratos de  escravos  negros
Fotografias de Cristiano Junior- Acervo Biblioteca Nacional.






Fotógrafo Victor Frond
Anúncio de venda de escravos







Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todas as fotografias publicadas no Blog, com autoria de Domingos Mancuso, Reno Mancuso e demais Membros da Família Mancuso, pertencem ao acervo digitalizado de Renan Carlos Mancuso e são divulgadas por direitos morais (titulares por herança)( Lei 9610 art 24)- Foto Mancuso Domingos e Reno Mancuso. a partir de originais de coleções particulares de familiares de Domingos e Reno Mancuso Trata-se de um acervo particular, no entanto para compartilhamento público. Copias são permitidas para divulgação ou uso educacional, devendo manter a foto em seu estado original, constando o nome do autor e do cedente (titularidade), nesse caso, Acervo Renan C. Mancuso. Conforme determina a lei 9610.

Caxias por Mancuso - Administrador Renan Carlos Mancuso

Renanpmancuso@gmail.com