Centro movimentado: a Av. Júlio, entre a Visconde de Pelotas e a Dr. Montaury, em 1º de junho de 1910 . Foto: Domingos Mancuso, acervo pessoal de Renan Carlos Mancuso, divulgação
Às vésperas da inauguração da Praça do Trem, retornamos ao ano em que todo esse espaço foi oficialmente entregue à comunidade de Caxias – ou melhor, à vila que se transformava em cidade com a chegada da ferrovia.
Naquele 1º de junho de 1910, os cerca de 35 mil habitantes de Caxias – cerca de 4 mil moradores da área urbana – dirigiram-se ao bairro São Pelegrino para ouvir o apito do trem, que soou exatamente às 15h40min.
E uma cidade enfeitada como nunca amanheceu há 105 anos. Arcos e bandeirolas tomavam praticamente toda a extensão da Av. Júlio de Castilhos, a partir da Praça Dante Alighieri. Foi de lá que saiu a comitiva de autoridades, políticos e convidados que acompanharia o foguetório e os festejos algumas quadras abaixo.
Único fotógrafo a documentar a chegada do trem, Domingos Mancuso (1885-1943) também acompanhou o movimento pós-evento. Na imagem acima vemos um raro registro do desfile comemorativo e da população retornando da inauguração pela Av. Júlio, quase esquina com a Visconde de Pelotas, em direção à Praça Dante.
Clique nas imagens para ampliar.
Em 1947: a gare da estação captada a partir da antiga Casa das Locomotivas. Foto: Reno Mancuso, acervo pessoal de Renan Carlos Mancuso, divulgação
Estação eternizada
Mais de três décadas depois, o filho Reno Mancuso também eternizaria a estação em diversos momentos. Acima, um registro da gare em 1947, captada por Reno a partir da antiga Casa das Locomotivas (onde hoje situa-se o revitalizado prédio da Biblioteca da Estação).
O acervo
Além de integrarem o acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, as imagens desta página compõem o blog www.caxiaspormancuso.blogspot.com, mantido por Renan Carlos Mancuso, neto de Domingos e filho de Reno.
Comentários (1)
Envie Seu Comentário
Perfil
Lembranças de Caxias do Sul e de cidades da Serra, curiosidades de outrora, arquitetura, acontecimentos históricos, fotos de acervos particulares e contribuições de leitores têm espaço garantido no blog Memória, assinado pelo jornalista Rodrigo Lopes de Oliveira.
Se você possui fotografias antigas, envie para
rodrigo.lopes@pioneiro.com, com nome, identificação de quem aparece nas imagens, um breve histórico, data e nome do fotógrafo. Fotos sem crédito não serão publicadas.
rodrigo.lopes@pioneiro.com, com nome, identificação de quem aparece nas imagens, um breve histórico, data e nome do fotógrafo. Fotos sem crédito não serão publicadas.
(Foto: Bruno Zulian/ Divulgação)
Nuvem de tags
Aldo Locatelli Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami Atelier Zambelli Av. Júlio de Castilhos Avenida Júlio de Castilhos Bairro São Pelegrino Cantina Antunes CarnavalCatedral Diocesana Caxias do Sul Cervejaria Leonardelli Cinemas Cine Ópera Clemente Pinto Clube Juvenil Colégios Eberle Estacio Zambelli Festa da Uva Flores da Cunha Galópolis GaribaldiHildo Boff Igreja São Pelegrino Imigração Italiana MaesaMetalúrgica Abramo EberleMonumento ao Imigrante Nestor Gollo Parque dos Macaquinhos Parque Getúlio Vargas Praia Praça Dante Alighieri Praça Rui Barbosa Praça Ruy Barbosa Prédios prédios antigos Prédios históricos Quartel Recreio da Juventude Reno MancusoRua Sinimbu Rádio Caxias Segunda Guerra Mundial Torres
Comentários
- Inacio Santini em Avenida Júlio de Castilhos em 1910
- André Fortunato em 1972, o último ano do Pavilhão da Festa da Uva
- Dirceu Soares em 1972, o último ano do Pavilhão da Festa da Uva
- marcio batista em Família Rigon e os povoadores da Colônia Caxias
- Fernanda Gomes em Um ensaio com as soberanas da Festa da Uva de 1965
Japoneses fazem vigílias de momentos históricos e nos simplesmente esquecemos
grande abraço e mais uma vez parabéns pelo seu belo trabalho