Domingos Mancuso











DOMINGOS MANCUSO
O fotógrafo Domingos Mancuso nasceu em 4 de Dezembro de 1885 em Leonforte, Região de Enna, Sicilia, Itália. Em 1887. Com apenas dois anos, Domingos (até então registrado Domênico) chegou ao Brasil com seus pais, Santo Mancuso, Carmela Guagliano Mancuso e mais quatro irmãos: Ângela, Núncia, Salvador e Caetano. A família passou a residir na cidade de Porto Alegre próximo a Praça Garibaldi onde depois nasceram mais dois irmãos, Francisca e Angelino. Domingos se naturalizou brasileiro, foi enfermeiro e Alferes da Guarda nacional. Aprendeu o ofício de fotógrafo com o renomado fotógrafo italiano Virgílio Callegari. Domingos e Virgilio tornaram-se grandes amigos e por incentivo de Virgilio, Domingos optou pela profissão de fotógrafo. Em 1904 Seu irmão mais velho, Salvador, sofrendo de doença pulmonar mudou-se para Caxias por ter um clima mais adequado ao seu tratamento. Domingos mudou-se para Caxias para acompanhar o irmão e a partir de então já começou a produzir fotografias. Algum tempo depois, passou a namorar Cecilia Von Schllabrendorff Fonini e fixou residência definitiva quando se casou com Cecilia em 1909. A partir de então, o nome Mancuso foi se impondo profissionalmente na região. Domingos Mancuso se tornou famoso, não somente pela qualidade e cuidados com relação as fotos produzidas. Por iniciativa própria, custeando as despesas decorrentes na produção, tirava muitas fotografias fora do estúdio, de prédios, ruas,  eventos e pessoas. Por esta razão, Domingos Mancuso foi considerado o primeiro fotógrafo repórter de Caxias do Sul e entre os três primeiros do estado do Rio Grande do Sul.
"O legado de Domingos Mancuso não está apenas na qualidade de seu trabalho e sim, nas suas escolhas ao ver lá no passado, através da lente de sua máquina no momento da captação da imagem o valor histórico para o futuro."

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todas as fotografias publicadas no Blog, com autoria de Domingos Mancuso, Reno Mancuso e demais Membros da Família Mancuso, pertencem ao acervo digitalizado de Renan Carlos Mancuso e são divulgadas por direitos morais (titulares por herança)( Lei 9610 art 24)- Foto Mancuso Domingos e Reno Mancuso. a partir de originais de coleções particulares de familiares de Domingos e Reno Mancuso Trata-se de um acervo particular, no entanto para compartilhamento público. Copias são permitidas para divulgação ou uso educacional, devendo manter a foto em seu estado original, constando o nome do autor e do cedente (titularidade), nesse caso, Acervo Renan C. Mancuso. Conforme determina a lei 9610.

Caxias por Mancuso - Administrador Renan Carlos Mancuso

Renanpmancuso@gmail.com