Exposição "Mancuso - Um Lugar na História", no Museu Municipal
04/09/2009
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura - Departamento de Memória e Patrimônio Cultural, antecedendo a comemoração do centenário de Caxias do Sul como cidade em 2010, organizou a exposição "Mancuso - Um Lugar na História". Nela, é possível conhecer a evolução urbana, de 1904 a 1930, com a visão e a qualidade de um fotógrafo que, além dos retratos em estúdio, utilizava o pesado equipamento para "registrar Caxias para a posteridade".Como de fato aconteceu: o legado de Mancuso é único, sem ele não teríamos a memória visual preservada.
Em 1º de junho de 1910, quando Caxias deixava de ser Vila para ser elevada à categoria de cidade, lá estava Mancuso, fotogrando a inauguração da Estação Férrea e a chegada oficial do primeiro trem. Preocupou-se, também em documentar a construção, produzindo imagens do difícil trabalho de confeccionar os trilhos em meio à rochas, e da clássica fotografia do transporte de dormentes.
Uma particular homenagem aos familiares de Domingos Mancuso foi realizada no Museu Municipal, onde o Secretário Antonio Feldmann e a Diretora do DMPC destacaram o legado do fotógrafo, que transcende o tempo. Estiveram presentes Inah Mancuso, Maria Helena Dal Corso, Walter Dal Corso, Nelson e Susana Mancuso, Carla Mancuso, Maurício e Márcio Dal Corso, Décio e Neiva Fonini e Renan Carlos Mancuso.
Jornal Pioneiro- edição de 20 de Junho de 2013- Comemoração dos 123 Anos de Caxias


![]() |
Jornal Zero Hora de 25 de Março de 1996 |
![]() |
Jornal Pioneiro 1984 |


![]() |
Jornal Pioneiro 9 de Abril de 2014 Memórias POR Rodrigo Lopes |
JORNAL PIONEIRO- MEMÓRIA POR RODRIGO LOPES
EDIÇÃO DE 10 DE JUNHO DE 2014.
CAXIAS DO SUL PELAS LENTES DO FOTÓGRAFO RENO MANCUSO
Homenagem do Jornal Pioneiro- Memória, edição de 25 de Julho de 2014 pela passagem dos 40 anos da morte do fotógrafo. Reportagem de Rodrigo Lopes.
Link do blog Memória

Jornal Pioneiro- 19 de Janeirode 2015
MOSTRA CAXIAS POR MANCUSO- 2005