Em 1971: Renan Carlos Mancuso (agachado) e soldados da 1ª Bateria durante um exercício de guerra em Vila Seca. Foto: acervo pessoal, divulgação
Nesta semana, quando o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea – Grupo Conde de Caxias celebra seus 65 anos, retornamos a 1971. Foi a época em que o leitor Renan Carlos Mancuso, o soldado 73, integrou a 1ª Bateria de Canhões.
A imagem acima traz uma manobra de artilharia realizada no distrito de Vila Seca, sob a supervisão do sargento Nei (comandante da peça, à frente). Mancuso (agachado) aparece junto aos colegas Fernandes e Kramer, além de outros três não identificados.
Confira matéria sobre o encontro dos reservistas da classe de 1948 clicando AQUI.
Castigo: Renan Carlos Mancuso e colegas de caserna durante faxina no pátio do quartel em 1971. Foto: acervo pessoal, divulgação
Faxina no pátio em 1971
Quem serviu, sabe. Punição por mau comportamento era sinônimo de detenção, faxina e trabalho pesado no pátio.
Na imagem acima, o soldado Renan (ao centro) entre os colegas Bianchi e Paulo Dal Corso, ambos da Bateria de Comando e Serviços, além de mais dois não identificados.
Durante os 15 dias de “detenção”, o grupo teve a vassoura-arma como fiel companheira…
Abaixo, Mancuso defronte ao monumento em pedra que identificava o 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos, obra do mestre canteiro José Zambon. Com a mudança do nome, a estrutura das letras foi modificada.
O soldado Renan em 1971, defronte ao pórtico de pedra do antigo 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm. Foto: acervo pessoal, divulgação
Jantar e baile
Integrando as comemorações de aniversário, o “Grupo Conde de Caxias” promove, em conjunto com a Sociedade de Amigos do Grupo Conde de Caxias (Soaconca), um jantar e baile comemorativos neste sábado. Será no espaço Recanto da Tradição, no interior do quartel, a partir das 19h30min.
Confira matéria sobre os reservistas da classe de 1936 e que incorporaram em 1955 clicando AQUI.
O 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm em 1950. Foto: Studio Geremia, coleção de Hildo Boff, divulgação
O início
Conforme o escritor e militar reformado Alvino Brugalli, autor do livro O Quartel (2000), a presença do Exército Brasileiro em Caxias data de 1918, quando foi instalado na cidade o Tiro de Guerra n° 248.
A construção do quartel como conhecemos hoje iniciou-se em 1922, na Av. Rio Branco. Entre 1927 e 1949, o local sediou o lendário 9° Batalhão de Caçadores, seguido do 1° Grupo do 4° Regimento de Artilharia Antiaérea, instalado em 15 de abril de 1950.
Naquele mesmo ano, em 17 de julho, ele foi transformado no 3° Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm, tendo como primeiro comandante o coronel Arcy da Rocha Nóbrega. Em 1973, o nome foi simplificado para 3° Grupo de Artilharia Antiaérea, que permanece até hoje.
Leia matéria sobre o encontro de reservistas da classe de 1946 clicando AQUI.
Confira mais imagens antigas do quartel na década de 1950 clicando AQUI.
Comentários (2)
- Renan Carlos Mancuso diz:18 de julho de 2015Boas lembranças de um bom ano e uma boa fase na vida. Obrigado pela lembrança.
- Jones diz:19 de julho de 2015Bons tempos,esta foi a melhor classe que serviu e por sinal fui parte dela,meu abraço a todos os ex colegas de farda.
Envie Seu Comentário
Perfil
Lembranças de Caxias do Sul e de cidades da Serra, curiosidades de outrora, arquitetura, acontecimentos históricos, fotos de acervos particulares e contribuições de leitores têm espaço garantido no blog Memória, assinado pelo jornalista Rodrigo Lopes de Oliveira.
Se você possui fotografias antigas, envie para
rodrigo.lopes@pioneiro.com, com nome, identificação de quem aparece nas imagens, um breve histórico, data e nome do fotógrafo. Fotos sem crédito não serão publicadas.
rodrigo.lopes@pioneiro.com, com nome, identificação de quem aparece nas imagens, um breve histórico, data e nome do fotógrafo. Fotos sem crédito não serão publicadas.
(Foto: Bruno Zulian/ Divulgação)
Nuvem de tags
Aldo Locatelli Alvis Fiedler Atelier Zambelli Av. Júlio de Castilhos Avenida Júlio de Castilhos Bairro São Pelegrino Bento Gonçalves Carnaval Catedral Diocesana Caxias do Sul Cine Ópera Clube JuvenilColégio Nossa Senhora do Carmo Colégios Eberle Estacio Zambelli Festa da Uva Flores da Cunha Galópolis Igreja São Pelegrino IMHCImigração Italiana Maesa Metalúrgica Abramo Eberle Monumento ao ImigranteMuseu Municipal Nestor Gollo Neve Parque dos Macaquinhos Parque Getúlio Vargas Praia Praça Dante Alighieri Praça Rui Barbosa Praça Ruy Barbosa Prédios Prédios históricos QuartelRecreio da Juventude Reno Mancuso Rua SinimbuRádio Caxias Rômulo Carbone Segunda Guerra Mundial São Romédio Torres
Comentários
- Edilia Dartora em 140 anos de imigração: encontro da família Cavalli
- victorio em Primórdios do distrito de Vila Oliva
- joao marcelo piloneto em 140 anos de imigração: encontro da família Pillonetto
- joao marcelo piloneto em 140 anos de imigração: encontro da família Pillonetto
- Maria Helena Muratore em Varejo do Eberle: um clássico do Centro